Reitor Pedro Falcão participa da reunião que encerra primeiro mandato do superintendente do Complexo Hospitalar da UPE

O reitor da Universidade de Pernambuco Pedro Falcão participou da reunião do Conselho de Administração que marcou o encerramento do primeiro mandato do médico Gustavo Trindade Henriques Filho como superintendente do Complexo Hospitalar da UPE, formado pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) e Centro Integrado Universitário de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam).

O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (23) na sala do Conselho Universitário (CONSUN) na sede da reitoria. Além de Pedro Falcão e Gustavo Trindade Filho estava presente a assessora de Planejamento e Gestão da Superintendência do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (SCH/UPE) Lauriluci Farias Lopes de Albuquerque. 

O Conselho de Administração do Complexo Hospitalar da UPE é formado por representantes das unidades de educação da universidade (docentes, discentes e servidores) e das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), de Saúde (SES) e de Administração (SAD). A interação ocorreu através de videoconferência.

Eleito para cumprir um segundo quadriênio (2021-2025), Gustavo Trindade Filho tem como meta ampliar ainda mais as ações de assistência e ensino das unidades de saúde que integram a UPE. Na reunião foi apresentado o planejamento estratégico para os próximos anos.

Desde maio a SCH/UPE está agora localizada no andar térreo do Pavilhão Ovidio Montenegro (POM) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Antes, funcionava no terceiro andar da sede do HUOC. O novo espaço é maior para abrigar os técnicos e ainda possui salas para reuniões e para assessoria técnica. 

Segundo números de 2020, o complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco oferece 799 leitos (HUOC - 439; Procape - 252 e Cisam - 108) e realizou no ano passado 195,3 mil consultas e procedimentos clínicos médicos. Ao todo, as três unidades reúnem 72% do número total de servidores da UPE.

Professora da FENSG/UPE receberá Prêmio Anna Nery do Conselho Federal de Enfermagem

A professora da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE) Deuzany Bezerra de Melo Leão será homenageada pelo Conselho Federal de Enfermagem com o prêmio Anna Nery.

Criada em 2012, a honraria é um reconhecimento público da entidade aos profissionais que prestam serviços proeminentes à enfermagem.

A entrega ocorrerá durante a realização do 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que acontecerá no município de São José (SC), entre os dias 27 e 30 de setembro. A solenidade do prêmio será dia 29.

A indicação de Deuzany Bezerra de Melo Leão partiu do plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco. Ao todo, serão 32 homenageados, sendo 27 pelos estados e Distrito Federal (um de cada local) e mais cinco indicados pelo Conselho Federal de Enfermagem.

O congresso era para ter acontecido em novembro de 2020, mas foi adiado em função da pandemia de Covid-19.

Especialista em enfermagem médica-cirúrgica, Deuzany Bezerra de Melo Leão atua no ambulatório de geriatria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC/UPE) e já exerceu o cargo de vice-diretora da FENSG.

QUEM FOI ANNA NERY

A baiana Anna Justina Ferreira Nery (1814-1880) é considerada a patrona da enfermagem no Brasil. Durante a campanha do Paraguai (1864-1870) prestou serviços à pátria acompanhando os seus três filhos atendendo os feridos em hospitais de campanha. O filho mais velho morreu em combate.

Terminada a guerra, Dom Pedro II conferiu à precursora da Cruz Vermelha no país a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe.

Instituto Confúcio da UPE abre inscrição para o curso de chinês para negócios

 

O Instituto Confúcio da Universidade de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 30 de setembro, semestre 2021.2, para o seu curso de chinês para negócios, no formato online. As aulas ocorrerão entre os meses de outubro/21 a janeiro de 2022, sendo uma vez por semana, no horário das 9h às 12h.

O requisito para ingressar no curso é ter nível de idioma HSK3 ou mais avançado. Os interessados devem realizar a inscrição através do link: https://forms.gle/8tf2XK2ryU226NRB7

Leia mais...

Instituto de Ciências abre inscrições para dois cursos de especialização

O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (ICB/UPE) abriu inscrições para os cursos de especialização em Microbiologia Clínica e em Cuidados Paliativos.

São 35 vagas no curso de Microbiologia Clínica e 40 vagas no curso de Cuidados Paliativos.

As inscrições para o processo seletivo deverão ser efetuadas no site www.upe.br/icb/latosensu até 18 de fevereiro de 2022. 

Poderão candidatar-se graduados nas áreas de saúde e biológica que desejam ampliar seus conhecimentos em novas práticas profissionais.

Poli realiza nova rodada de encontros científicos sobre pesquisa e inovação no mundo 4.0

A Coordenação Setorial de Pós-graduação e Pesquisa da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco realiza mais um de seus de eventos quinzenais denominados Encontros Científicos Poli: Pesquisa e Inovação no Mundo 4.0. Líderes de grupos de pesquisa vinculados à instituição divulgam para a comunidade os seus saberes e projetos, de maneira a encontrar pontos de interseção e colaboração multidisciplinar.

O evento desta quarta-feira (22) ocorrerá às 13h30 através do Google Meet. O link é meet.google.com/njj-ajua-dyb. Os líderes de grupos de pesquisa convidados são os professores doutores Carlos Frederico Dias Muniz (Gestão da Energia Elétrica), Simone Rosa da Silva (Aquapoli - Água nas Cidades) e Alexandre Magno Andrade Maciel (Ciências de Dados e Analytics).

A Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas que estão mudando as formas de produção no mundo, cujo desenvolvimento precisa ser sustentável, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações.